
Não há dados disponíveis sobre como atuam diferentes profissionais de saúde frente a assistência nutricional domiciliar (AND). É comum no Brasil o termo Home Care que acaba envolvendo vários profissionais de saúde como o médico, nutricionista e enfermeiro. No entanto, dados sobre como atuam esses profissionais no âmbito da terapia nutricional não são facilmente encontrados, porém, são muito necessários. Assim, a SBNPE/BRASPEN criou um Comitê de Assistência Nutricional Domiciliar (CAND) para entre várias ações, mapearmos esta situação.
Uma das primeiras ações deste Comitê foi tentar melhorar a informação sobre a AND no país. Por meio da ferramenta Survey Monkey realizamos um questionário* que foi respondido por 582 profissionais de saúde, sendo a maioria nutricionistas (75%) e médicos (13,4%). A nutrição enteral (NE) foi fornecida de forma isolada (82,4%) ou em conjunto com a nutrição parenteral (NP) (16,3%). A NP isolada é fornecida por 1,2% dos respondedores. Quase 60% dos respondedores disseram que entregam orientações impressas em formulário próprio ou previamente impresso enquanto que outros apenas escrevem (31,6%) ou fazem orientação oral (8,5%) na hora da alta (Figura 1).
Outro dado importante a partir das respostas deste questionário foi de que um pouco mais de 30% dos serviços, não agendam um horário para orientações nutricionais com o familiar/cuidador dos pacientes (Figura 2). Esses dados são importantes e merecem a atenção da BRASPEN, particularmente do CAND.
É nossa missão tentar modificar esses números e melhorar as informações sobre a AND no país. Os dados completos deste questionário serão publicados no Braspen Journal e uma programação científica voltada para AND fará parte do Congresso Brasileiro em Salvador no mês de Outubro.
*, Apoio Fresenius-Kabi (Programa Kabi em casa)
Figura 1 – Qual tipo de orientação é fornecido ao paciente/ familiar/ cuidador para utilização de TND?
Figura 2 – No seu serviço ou rotina do hospital, a alta hospitalar é programada, de modo que te permita agendar com o familiar a orientação de alta?
Inquérito Brasileiro sobre o Estado Atual da Terapia Nutricional Domiciliar
José Eduardo de Aguilar-Nascimento;
Denise van AAnholt; Maria Carolina Dias;
Maria de Lourdes Teixeira da Silva;
Claudia Matsuba.