
Já é de nosso conhecimento que nos dias atuais a expectativa de vida está aumentada e para 2050 a previsão é ter mais idosos do que crianças abaixo de 15 anos. Muitas políticas à saúde para esta população estão sendo realizadas, visando o envelhecimento saudável. Um envelhecimento saudável contempla muitos fatores, tais como, a alimentação, autonomia para a realização das atividades, capacidade funcional, entre outros.
Neste sentido, a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE), pensando em prevenção e qualidade de vida para o idoso, iniciou desde 2015 uma ação junto a comunidade idosa, com parceria das Prefeituras das diferentes cidades realizadas, universidades e indústria farmacêutica\nutricional. Brasília e Florianópolis já tiveram sua ação e para este ano a cidade escolhida será Salvador.
O objetivo da Ação de Idosos BRASPEN/SBNPE é avaliar indivíduos de 60 anos ou mais, em relação ao seu estado nutricional, clínico geral, funcional e de deglutição, além de fornecer dicas de alimentação saudável, incentivar a prática de atividade física e sugerir acompanhamento multiprofissional aos identificados como “risco” nutricional, funcional e deglutição. Desta forma, se espera um avançar da idade com maior qualidade.
Este vídeo é um exemplo da ação realizada em Florianópolis no ano de 2016.
https://www.youtube.com/watch?v=f7K7BVLq5g4&feature=youtu.be